O Cinema de Satyajit Ray – exclusivo loja virtual
A Versátil apresenta O CINEMA DE SATYAJIT RAY, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne seis clássicos em inéditas versões restauradas de um dos maiores cineastas de todos os tempos: Satyajit Ray (1921–1992), o celebrado diretor indiano da inesquecível “Trilogia de Apu”, vencedor de um Oscar Honorário em 1992 pelo conjunto de sua obra. Contém uma hora e meia de vídeos extras, que dimensionam a importância desse artista fundamental. Edição Limitada com 6 cards.
A admiração pela grande arte de Satyajit Ray é compartilhada por diretores notáveis como William Wyler e Elia Kazan, que descreviam seus filmes como “poesia em celuloide”, Steven Spielberg e Wes Anderson, que inclusive lhe dedicou “Viagem a Darjeeling”. Segundo Martin Scorsese, que considera Ray um dos quatro maiores realizadores da Sétima Arte, os primeiros filmes do cineasta indiano “são apenas o início de uma das maiores obras na história do cinema, que temos que ver e rever (…) porque são um dos nossos maiores tesouros”.
DISCO 1
A ESPOSA SOLITÁRIA
(Charulata, 1964, 120 min.)
Com Soumitra Chatterjee, Madhavi Mukherjee, Shailen Mukherjee.
Índia, 1870. Charu se sente sozinha, pois seu marido se dedica mais ao trabalho. Ele percebe sua solidão e pede ao cunhado para lhe fazer companhia. É aí que nasce uma grande paixão… Melhor Direção e Prêmio OCIC no Festival de Berlim.
O HERÓI
(Nayak, 1966, 117 min.)
Com Uttam Kumar, Sharmila Tagore, Bireswar Sen.
Arindam Mukherjee é um famoso ator indiano. Certo dia, durante uma viagem de Calcutá A Nova Deli, onde vai receber um importante prêmio, conhece Aditi, uma jovem jornalista que lhe pede para fazer uma entrevista. Menção Especial no Festival de Berlim.
DISCO 2
O SALÃO DE MÚSICA
(Jalsaghar, 1958, 99 min.)
Com Chhabi Biswas, Gangapada Basu, Padmadevi.
Biswambhar Roy, um aristocrata sem descendentes por causa da morte do filho, gasta a sua fortuna com suntuosos espetáculos musicais em sua casa. Falido, prepara uma última recepção, a mais exuberante e opulenta de todas. Melhor Música no Festival de Moscou.
A DEUSA
(Devi, 1960, 93 min.)
Com Sharmila Tagore, Soumitra Chatterjee, Chhabi Biswas.
Na Bengala rural do século 19, acompanhamos a jovem de 16 anos Dayamoyee a partir do momento em que ela é surpreendida pela decisão do esposo, Umaprasad, de ir para a capital concluir os estudos. Seleção Oficial do Festival de Cannes.
DISCO 3
A GRANDE CIDADE
(Mahanagar, 1963, 122 min.)
Com Anil Chatterjee, Madhavi Mukherjee, Jaya Bachchan.
Na Calcutá de 1960, Bhambal vive com a mulher, Arati, seus pais e dois filhos. Falta dinheiro, então a esposa começa a trabalhar, com sucesso. Quando o marido perde o emprego, é ela quem passa a cuidar da casa. Melhor Direção no Festival de Berlim.
O COVARDE
(Kapurush, 1965, 69 min.)
Com Soumitra Chatterjee, Madhavi Mukherjee, Haradhan Bannerjee.
O roteirista Amitabh viaja para o interior em busca de inspiração. Quando seu carro quebra, um plantador de chá decide acolhê-lo em casa. Chegando lá, ele descobre que o homem é casado com Karuna, sua antiga paixão. Seleção Oficial do Festival de Veneza.
.:: INFORMAÇÕES DA CAIXA .::
Títulos em português: A Esposa Solitária, O Herói, O Salão de Música, A Deusa, A Grande Cidade, O Covarde
Títulos originais: Charulata, Nayak, Jalsaghar, Devi, Mahanagar, Kapurush
País de produção: Índia
Ano de produção: 1958-1966
Gênero: Drama
Direção: Satyajit Ray
Elenco: Soumitra Chatterjee, Madhavi Mukherjee, Shailen Mukherjee, Uttam Kumar, Sharmila Tagore, Bireswar Sen, Chhabi Biswas, Gangapada Basu, Padmadevi, Chhabi Biswas, Anil Chatterjee, Jaya Bachchan, Haradhan Bannerjee
Idioma: Bengali
Áudio: Dolby Digital 2.0
Legenda: Português
Formato de tela: Fullscreen 1.37:1
Tempo de duração: 634 min.
Região: All (0)
P&B
Faixa etária: 14 anos
Extras: Especiais sobre os filmes e o cinema de Satyajit Ray (94 min.)
Código de barras: 7895233228122