O Cinema de Lina Wertmüller – exclusivo loja virtual

A Versátil apresenta O cinema de Lina Wertmüller, caixa em luva reforçada com 3 DVDs que reúne seis obras-primas em versões recentemente restauradas da genial Lina Wertmüller (1928-2021), primeira mulher indicada ao Oscar de Melhor Direção e vencedora de um Oscar Honorário pelo conjunto de sua obra em 2019, incluindo os cult-movies Pasqualino Sete Belezas e Amor e Anarquia, com Giancarlo Giannini (O Inocente), além de três filmes inéditos, com destaque para Dois na Cama numa Noite de Chuva (1978). Mais de uma hora de vídeos extras, entre entrevistas e documentários. Edição Limitada com 6 cards.

Nascida em Roma, em 1928, Lina Wertmüller nos deixou em 2021, aos 93 anos, com uma carreira formidável. Primeira cineasta mulher a receber uma indicação ao Oscar na categoria “Melhor Direção”, por “Pasqualino Sete Belezas”, Wertmüller colecionou prêmios e indicações ao longo da carreira, incluindo a nomeação na Palma de Ouro de Cannes por “Mimi, O Metalúrgico” e “Amor e Anarquia”. Em 2019, a diretora foi homenageada com um Oscar Honorário por sua “provocativa disrupção das normas políticas e sociais, entregue com bravura através de sua arma escolhida: as lentes da câmera”. Considerada uma das cineastas mais influentes de todos os tempos, Wertmüller é sinônimo de excelência. Ao todo, foram quase 60 anos dedicados ao cinema, tendo assinado quase 30 longas não documentais. Uma curiosidade interessante e divertida que vale ser destacada é a predileção dela por alguns títulos longos em sua filmografia. O exemplo mais memorável, sem dúvida, fica por conta de “Un fatto di sangue nel comune di Siculiana fra due uomini per causa di una vedova. Si sospettano moventi politici. Amore-Morte-Shimmy. Lugano belle. Tarantelle. Tarallucci e vino”, com mais de 150 caracteres, que, em português, ficou apenas a versão curta “Amor e Ciúme”.

DISCO 1 

PASQUALINO SETE BELEZAS
(Pasqualino settebellezze, 1975, 116 min.)
Com Giancarlo Giannini, Fernando Rey, Shirley Stoler.
Pasqualino, conhecido em Nápoles como Pasqualino Sete Belezas, é um vigarista que vive às custas de suas sete irmãs. Preso pelos nazistas, é enviado a um campo de concentração. Obra-prima tragicômica que marca a primeira indicação de uma cineasta ao Oscar de Melhor Diretor. Indicado a 4 Oscar.

TUDO CERTO, MAS NADA EM ORDEM
(Tutto a posto e niente in ordine, 1974, 105 min.)
Com Luigi Diberti, Nino Bignamini, Lina Polito.
Um grupo de trabalhadores vive coletivamente nos subúrbios de Milão, compartilhando a casa, seus problemas e suas esperanças. Fascinante comédia dramática escrita e dirigida por Wertmüller que tece uma ousada reflexão sobre a sociedade italiana dos anos 70.

 DISCO 2 

AMOR E ANARQUIA
(Film d’amore e d’anarchia, ovvero “stamattina alle 10 in via dei Fiori nella nota casa di tolleranza…”, 1973, 129 min.)
Com Giancarlo Giannini, Mariangela Melato, Lina Polito.
Na Itália fascista, antes da Segunda Guerra, um fazendeiro anarquista planeja matar Mussolini, mas se apaixona por uma prostituta no meio do caminho. Obra-prima do cinema político com mais uma performance soberba de Giannini. Prêmio de Melhor Ator em Cannes.

OS LAGARTOS
(I basilischi, 1963, 85 min.)
Com Stefano Satta Flores, Antonio Petruzzi, Rosanna Santoro.
Um retrato da vida cotidiana de três jovens que moram num pequeno e pobre vilarejo do sul da Itália. Com trilha sonora de Ennio Morricone, este filme de tintas neorrealistas marca a estreia de Wertmüller na direção. Concha de Prata no Festival de Locarno.

 DISCO 3 

DOIS NA CAMA NUMA NOITE DE CHUVA
(La fine del mondo nel nostro solito letto in una notte piena di pioggia, 1978, 104 min.)
Com Giancarlo Giannini, Candice Bergen, Michael Tucker.
Uma independente fotógrafa americana se apaixona por Paolo, um antiquado e agressivo jornalista italiano. Forte drama sobre o desgaste de um relacionamento entre duas pessoas com ideais tão diferentes. Seleção oficial do Festival de Berlim.

POR UM DESTINO INSÓLITO
(Travolti da un insolito destino nell’azzurro mare d’agosto, 1974, 110 min.)
Com Giancarlo Giannini, Mariangela Melato, Riccardo Salvino.
Uma rica e mimada mulher e um marinheiro anticapitalista ficam presos sozinhos numa ilha deserta. Inédita versão restaurada deste excelente filme que deu origem ao infame remake Destino Insólito (2002), de Guy Ritchie com Madonna.

 ::. INFORMAÇÕES DA CAIXA .:: 

Títulos em português
: Pasqualino Sete Belezas, Tudo Certo, Mas Nada em Ordem, Amor e Anarquia, Os Lagartos, Dois na Cama numa Noite de Chuva, Por um Destino Insólito

Títulos originais: Pasqualino settebellezze, Tutto a posto e niente in ordine, Film d’amore e d’anarchia, I basilischi, La fine del mondo nel nostro solito letto in una notte piena di pioggia, Travolti da un insolito destino nell’azzurro mare d’agosto

País de produção: Itália

Ano de produção: 1963-1978

Gênero: Comédia, Drama, Romance

Direção: Lina Wertmüller

Elenco: Giancarlo Giannini, Fernando Rey, Shirley Stoler, Luigi Diberti, Nino Bignamini, Lina Polito, Mariangela Melato, Lina Polito, Stefano Satta Flores, Antonio Petruzzi, Rosanna Santoro, Candice Bergen, Michael Tucker, Riccardo Salvino

Idioma: Italiano, Inglês* (*Somente “Dois na Cama numa Noite de Chuva”)

Áudio: Dolby Digital 2.0

Legenda: Português

Formato de tela: Widescreen anamórfico 1.66:1* (*Exceto “Os Lagartos”, no formato original fullscreen 1.37:1)

Tempo de duração: 649 min.

Região: All (0)

Colorido e P&B* (*Somente “Os Lagartos”)

Faixa etária: 16 anos

Extras: Especiais sobre os filmes (70 min.)

Código de barras: 7895233265127