Cinemateca Sylvio Back – Vol. 1
Ao longo de mais de 30 anos, o catarinense Sylvio Back se tornou um dos mais premiados cineastas do Brasil, realizando documentários e longas-metragens de ficção que buscam repensar criticamente a história do nosso país. Esta coleção apresenta seis importantes filmes do diretor, distribuídos em 3 DVDs, repletos de extras.
DISCO I
ALELUIA, GRETCHEN (1976)
Saga de uma família de imigrantes alemães que, fugindo do nazismo, vem se radicar numa cidade do Sul do Brasil, por volta de 1937. Às vésperas e durante a II Grande Guerra, membros da família se envolvem com a Quinta Coluna e o Integralismo. Nos anos 50, os Kranz são visitados por ex-oficiais da SS em trânsito para o Cone Sul.
RÁDIO AURIVERDE (1991)
Com imagens e sons inéditos de Carmen Miranda e do Brasil na II Guerra Mundial, o filme penetra no desconhecido universo da guerra psicológica que conturbou a presença da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália. Através das musicalmente alegres e debochadas transmissões de uma rádio clandestina, tema-tabu entre os pracinhas, são reveladas as tragicômicas relações entre os Estados Unidos e o Brasil durante o conflito.
DISCO II
A GUERRA DOS PELADOS (1971)
Outono de 1913, interior de Santa Catarina, Campanha do Contestado. A concessão de terras a uma companhia da estrada de ferro estrangeira e a ameaça de redutos messiânicos de posseiros expropriados geram um sangrento conflito. Ao pedido “coronéis”, forças militares regionais e o Exército nacional intervêm. Mas, os “pelados” (assim chamados por rasparem a cabeça) se revoltam, protagonizando uma resistência igual a de Canudos.
GUERRA DO BRASIL (1987)
Entre 1864 e 1870, a América do Sul é palco do maior e mais sangrento conflito armado do século, conhecido como a “Guerra do Paraguai”. Misturando realidade e ficção, o filme debate este “ensaio” da I Guerra Mundial, que envolveu Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai, vitimando em torno de um milhão de pessoas.
DISCO III
CRUZ E SOUSA – O POETA DO DESTERRO (1999)
Biografia do poeta brasileiro, filho de escravos, João da Cruz e Sousa (1861-1898), fundador do Simbolismo no Brasil e considerado o maior poeta negro da língua portuguesa. Através de 34 “estrofes visuais”, o filme rastreia desde as arrebatadoras paixões do poeta em Florianópolis ao seu emparedamento social, racial e intelectual e trágico fim no Rio de Janeiro.
YNDIO DO BRASIL (1995)
Colagem de dezenas de filmes nacionais e estrangeiros – de ficção, cinejornais e documentários – revelando como o cinema vê e ouve o índio brasileiro desde quando foi filmado pela primeira vez em 1912. São imagens surpreendentes, emolduradas por músicas temáticas e poemas, que transportam o espectador a um universo idílico e preconceituoso, religioso e militarizado, cruel e mágico do nosso índio.
Títulos em português: Aleluia, Gretchen, Rádio Auriverde, A Guerra dos Pelados, Guerra do Brasil, Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro, Yndio do Brasil
Títulos originais: Idem
Anos de produção: 1971-1999
País de produção: Brasil
Direção: Sylvio Back
Elenco: Átila Iório, Jofre Soares, Stênio Garcia, Carlos Vereza, Mirian Pires, Lílian Lemmertz, Sérgio Hingst, Selma Egrei, Kadu Carneiro, Maria Ceiça, Lea Garcia e Danielle Ornelas
Legendas: Inglês
Idioma: Português (Dolby Digital 2.0)
Colorido & Preto e Branco
Gênero: Drama, Documentário
Formatos de tela: Fullscreen 1.33:1
Região: 0 (All, Multizonal)
Faixa etária: 18 anos
Extras: Programa Campus, Making of Cruz e Sousa, Trailers de Cinema, Textos, Críticas & Prêmios, Vida e Obra de Sylvio Back, Menus Interativos e Seleção de Cenas
Tempo de duração total: 526 min.
Código de barras: 7895233195301