Blog: Obras-Primas do Terror: Horror Italiano – Buio Omega
Aguardado por muitos colecionadores, Buio Omega (1979) é um clássico italiano dirigido pelo lendário mestre do exploitation Joe D’Amato. Neste grotesco e violento filme, acompanhamos Frank, um jovem milionário que se dedica ao hobby da taxidermia e vive com sua governanta Iris. Depois de perder a namorada, vítima de uma doença misteriosa – causada por Iris, que esfaqueia uma boneca de voodoo –, o rapaz enlouquece. Após roubar o seu cadáver do cemitério, ele decide embalsamá-lo e mantê-lo consigo no casarão. Este é apenas o início de uma jornada de assassinatos.
Se a premissa pareceu familiar, é porque, de fato, ela é. Buio Omega trata-se, na verdade, do remake de O Terceiro Olho (1966), protagonizado por Frank Nero, lançado por nós na caixa OPT: Gótico Italiano vol. 2. Apesar da narrativa ter a mesma base, a execução destoa consideravelmente. No filme de D’Amato, o sangue, a repulsa e o bizarro são elementos muito mais marcantes.
A ideia do diretor era que o público saísse enojado (e enjoado) da sessão. E para os estômagos mais fracos, Buio Omega cumpre bem o papel. Um dos pontos fortes do longa é aquele gore que faz brilhar os olhos dos fãs de cenas viscerais. Para o filme, foram usados intestinos de animais; pele de porco e um coração de ovelha, fornecidos por um abatedouro.
Pouco aclamado na Itália em seu lançamento – e relançado anos depois sob o título In quella casa Buio Omega, para associar o filme aos sucessos da série de horror La casa… (como The Evil Dead e Evil Dead II, de Sam Raimi, que saiu em terras italianas como La casa e La casa 2 ), Buio Omega é um splatter que dificilmente sairá da sua cabeça. Garanta já o seu exemplar em nossa loja virtual.
Clique aqui e confira outros textos em nosso blog.
Texto por: Pedro Degobbi