Blog: O Cinema de Preston Sturges – Contrastes Humanos
“Ah, mas o que eles sabem em Pittsburgh…” / “Eles sabem do que gostam.” / “Se eles soubessem do que gostam, eles não viveriam em Pittsburgh!”. Escrito pelo lendário roteirista Preston Sturges, Contrastes Humanos é uma comédia icônica protagonizada pelas lendas Joel McCrea (Correspondente Estrangeiro) e Veronica Lake (Casei-Me com uma Feiticeira). Elaborado para ser uma sátira à indústria sétima arte, o filme nos apresenta ao cineasta John L. Sullivan, um diretor acostumado a realizar obras simples e sem grandes implicações.
Um dia, Sullivan decide fazer um longa-metragem sobre os problemas sociais, mas é desencorajado por seus produtores, julgando-o ser incapaz de fazer um drama sério. Para provar o contrário, ele se passa por morador de rua e busca viver de perto essa situação, adquirindo, portanto, a experiência e bagagem necessária para fazer a sua obra-prima.
Quarto filme dirigido por Sturges – e, hoje em dia, seu trabalho mais conhecido –, Contrastes Humanos vem de uma excelente sequência realizada pelo cineasta. Seus três filmes anteriores, O Homem que se Vendeu, Natal em Julho e As Três Noites de Eva foram bem recebidos pela crítica, o que acabou colocando a expectativa de Contrastes Humanos lá para cima – o filme, na época de lançamento, acabou recebendo críticas mistas, apesar de hoje em dia ser considerado uma das melhores comédias da antiga Hollywood. Aproveite que a edição “O Cinema de Preston Sturges” está disponível para pronta-entrega e garanta o seu exemplar antes que ele esgote.
Clique aqui e leia outros conteúdos em nosso blog.
Texto por: Pedro Degobbi