Blog: O Cinema de Howard Hawks – Scarface
Quando falamos em Scarface, é natural lembrarmos, primeiramente, do longa-metragem de 1983 dirigido por Brian De Palma e protagonizado por Al Pacino. Entretanto, cinquenta anos antes, Howard Hawks havia levado aos cinemas a versão original da ascensão e queda de Tony “Scarface” Camonte (na “refilmagem” dos anos 80, Tony Montana). O filme de Hawks, do início dos anos 1930, é um exemplo clássico da vertente gangsterismo que rondava a época, com obras como Alma no Lodo, Inimigo Público, O Mulherengo, Smart Money, entre outros. Realizado no “pré-Code”, Scarface é livremente baseado num romance de 1929 de Armitage Trail, inspirado na vida de Al Capone.
Na trama, situada em Chicago, nos anos 20, um gângster mata um rival do seu chefe e rapidamente ganha destaque dentro da quadrilha. Ele espera o momento exato para se livrar de seu superior e se tornar líder do bando, mas o fato de sua irmã (com quem nutre uma paixão incestuosa) estar envolvida com seu homem de confiança acaba deixando Tony abalado, o que resultará em trágicas consequências.
Censurado na época, Scarface é um daqueles filmes que podemos lançar a alcunha de ser “à frente do seu tempo”. Não à toa, é uma obra que adquiriu o status de cult-movie com o passar dos anos. Influente e atemporal, Scarface é uma obra-prima do cinema criminal que traz em seu elenco grandes nomes como Paul Muni, Ann Dvorak e Boris Karloff. Garanta o seu exemplar “O Cinema de Howard Hawks” agora mesmo e aprecie este clássico em versão restaurada.
Clique aqui e leia outros conteúdos em nosso blog.
Texto por: Pedro Degobbi