Blog: Neorrealismo Italiano – Angelina, a Deputada
Pouco lembrado nos dias atuais, principalmente se compararmos com os grandes nomes do cinema italiano do século XX, Luigi Zampa realizou mais de 30 filmes ao longo de sua carreira, além de ter escrito para tantos outros. “Angelina, a Deputada”, lançado em 1947, tem roteiro de Piero Tellini e é protagonizado pela icônica Anna Magnani (“Roma, Cidade Aberta”, “Mamma Roma”).
Na trama, AngelinDa é esposa de um sargento e mãe de 5 filhos. Enérgica e de opinião forte, ela inicia, sem perceber, um movimento popular contra os que recusam a entrada de pessoas pobres em um bloco de novos apartamentos. Ela marcha em direção à capital e retorna à sua aldeia como uma parlamentar honrada. Entretanto, apesar do alto cargo, ela permanece sendo uma mulher simples, que não vê problema em armar barracos no meio da vizinhança.
Desconhecido nos dias atuais, “Angelina, a Deputada” é uma pérola a ser redescoberta do neorrealismo italiano. Para os apreciadores do movimento, o filme de Zampa é uma pequena e belíssima obra-prima que traz em seu pano de fundo um importante contexto político do pós-Segunda Guerra, que havia terminado há mais ou menos dois anos. Como tantos outros filmes do período, tal qual “Umberto D.”, “Angelina, a Deputada” é um melodrama que aborda os problemas de moradia nos anos subsequentes ao fim do conflito. Aproveite o lançamento desta raridade e garanta o seu exemplar em nossa loja virtual.
Clique aqui e leia outros textos em nossa loja virtua.
Texto por: Pedro Degobbi