Blog: Filme Noir vol. 20 – A Morte Espera no 322

Pouco comentado nos dias atuais, “A Morte Espera no 322” é um paradigmático noir que marca a estreia no cinema da estrela Kim Novak, de “Um Corpo que Cai”. Protagonizado por Fred MacMurray (Pacto de Sangue) e dirigido por Richard Quine (“Quando Paris Alucina”, “Os Valentões”), o filme é sobre o honesto policial Paul Sheridan, que é encarregado de recuperar 250 mil dólares roubados de um banco.

Ele e seus outros colegas vigiam Lona McLane, namorada de um dos bandidos, o dia todo, e Sheridan acaba se apaixonando pela mulher. Quando ela descobre que ele trabalha para a polícia, Lona sugere que os dois matem Harry Wheeler, seu namorado, para ficarem com o dinheiro para si. É o início de um embate moral para Sheridan, que repele a ideia a princípio, mas logo passa a considerá-la.

Na época do lançamento, alguns críticos apontaram similaridades de “A Morte Espera no 322” com outros filmes noir, especialmente comparando-o com “Pacto de Sangue”, de Billy Wilder, obra na qual MacMurray também cede ao pedido de uma femme fatale para livrar-se do parceiro a fim de enriquecer às custas de sua morte.

Por mais que a proposta não seja lá das mais originais (o que também não chega a ser um problema, sobretudo quando o desenrolar da história e os personagens são bem construídos), essa pérola de Quine merece ser conferida tanto pela ótima estreia de Novak quanto pela ambientação noir durante seus 85 minutos.

Garanta o vigésimo volume em nossa loja virtual e aprecie esta obra-prima.

Clique aqui e leia outros conteúdos do nosso blog.


Texto por: Pedro Degobbi