Blog: Filme Noir: Humphrey Bogart – Prisioneiro do Passado

À época do lançamento de Prisioneiro do Passado, Humphrey Bogart já era um dos grandes astros de Hollywood. Após atuar com Lauren Bacall em Uma Aventura na Martinica, em 1944, os dois se casariam no ano seguinte e fariam juntos outros três filmes: À Beira do Abismo (1946), Prisioneiro do Passado (1947) e Paixões em Fúria (1948).

Se por um lado Bogart era um nome conhecido na indústria, Bacall ainda estava dando os seus primeiros passos. Sem considerar suas duas colaborações com o esposo, ela só havia atuado em mais um longa antes de Prisioneiro […], mas o que impressiona de verdade nesta pérola dirigida por Delmer Daves (Galante e Sanguinário) é a capacidade (e a coragem) do cineasta em esperar mais de 20 minutos para que a estrela de Bogart brilhasse em cena.

Isso porque a trama de 1h46 tem seu início filmado em câmera subjetiva (mostrando tudo pela visão do personagem principal). Daves só vai revelar o rosto de Vincent Parry (Bogart) após o prisioneiro passar por uma cirurgia plástica. No filme, Parry é um fugitivo acusado de matar a sua esposa. No caminho, pega carona com um motorista, mas precisa livrar-se dele ao ter sua descrição dada pelo rádio enquanto os dois estavam na estrada.

Não tarda até que Vincent encontre Jansen (Bacall), uma pintora amadora que sabe de sua história e que deseja ajudá-lo, pois ela acompanhou seu caso e nunca acreditou em sua culpa. É o início de um romance e da busca pela inocência de Parry.

Apesar de ser o menos comentado e prestigiado dos quatro filmes da dupla, “Prisioneiro do Passado” é um ótimo noir que merece ser conferido pelos colecionadores. Garanta o seu spin-off em nossa loja virtual e aproveite.

Clique aqui e leia outros conteúdos do nosso blog.

Texto por: Pedro Degobbi