Blog: Filme Noir 20 – Com as Horas Contadas
Quando pensamos nos grandes noir da história do cinema, é comum associarmos o gênero a produções de maior orçamento/sucesso comercial. No entanto, conforme vamos pesquisando e conhecendo mais sobre esse período de longas policiais das décadas de 1940 e 1950 nos EUA, descobrimos diversas pérolas “B” que não deixam em nada a desejar se comparadas aos renomados clássicos. Curva do Destino e Mortalmente Perigosa são dois conhecidos noir independentes, mas Com as Horas Contadas não pode ser esquecido.
Protagonizado por Edmond O’Brien (O Mundo Odeia-me), o filme vai falar de Frank Bigelow, um contador que, durante suas férias, descobre que foi envenenado. Agora, vivendo contra o relógio, lhe resta apenas 48 horas de vida. Desesperado, o homem busca descobrir quem o quer morto, e resolve refazer seus passos para encontrar o seu algoz.
Refilmado em 1969 como Color Me Dead, produção australiana de Eddie Davis, e em 1988 como Morto ao Chegar (que divide o mesmo título do clássico original D.O.A.; que significa “dead on arrival” – literalmente “morto ao chegar”), de Rocky Morton e Annabel Jankel, Com as Horas Contadas é um thriller envolvente que sabe como trabalhar a apertada questão do tempo – tanto as 48 horas que restam ao personagem quanto os 80 minutos de duração do longa-metragem.
Com uma ótima sequência inicial, na qual Frank chega à polícia para reportar o próprio assassinato, essa pérola contada em forma de flashback merece ser descoberta. Aproveite nosso lançamento do vol. 20 da coleção Filme Noir e descubra esta criativa raridade dos anos 40.
Clique aqui e leia outros conteúdos do nosso blog.
Texto por: Pedro Degobbi