Blog: Cinema Faroeste vol. 12 – A Face Oculta
Considerado um dos grandes astros do século XX, Marlon Brando fez história ao se tornar um dos maiores sex symbols dos anos 50, estrelando clássicos como Uma Rua Chamada Pecado (1951), Sindicato de Ladrões (1954) e Garotos e Garotas, ou Eles e Elas (1955). Em contrapartida, o que muita gente pode não saber é que o ator também chegou a se arriscar na direção uma vez. A Face Oculta (1961), marca o primeiro e único filme dirigido por Brando.
Neste faroeste protagonizado pelo próprio ator – gênero com o qual havia trabalhado apenas uma vez anteriormente, em Viva Zapata!, de Elia Kazan, cineasta dos dois primeiros longas mencionado no texto –, Dad Longworth, com o intuito de ficar com o ouro roubado, abandona o comparsa Rio para ser preso após fugir de um assalto a banco no México. Anos depois, quando consegue escapar da prisão, Rio busca se vingar do amigo traidor. Nesse espaçado período entre os acontecimentos, Dad se tornou um respeitável xerife na Califórnia, que teme o retorno de Rio.
Filmado com paisagens litorâneas, algo pouco comum no western, A Face Oculta acabou não sendo recebido tão positivamente por parte do público e crítica na época de lançamento, tendo um retorno de bilheteria menor do que o investimento inicial. Uma curiosidade interessante a ser mencionada é que o título original “One-Eyed Jacks” é o nome do bordel de Twin Peaks, icônica série criada por David Lynch e Mark Frost, e em um diálogo entre Donna e Audrey, esta pergunta se a colega já ouviu falar do “One-Eyes Jacks”, ao que Donna responde: “Não é aquele faroeste com Marlon Brando?”
Com duração de aproximadamente 2h20, o filme parece se estender mais do que realmente deveria. No entanto, acaba não sendo tão prejudicado pela belíssima fotografia em cores e também pela excelente escalação de Karl Malden no papel de Dad, além, é claro, do destaque de Brando como Rio. Nesta versão restaurada, apresentamos extras especiais para essa pérola, incluindo análises e um depoimento do cineasta-cinéfilo Martin Scorsese. Aproveite o lançamento agora mesmo em nossa loja virtual e garanta o seu exemplar.
Clique aqui e leia outros textos em nosso blog.
Texto por: Pedro Degobbi