Blog: Cinema Faroeste: John Ford – Marcha de Heróis

Único filme de John Ford sobre a guerra da Secessão (1861–1865), “Marcha de Heróis” é um subestimado faroeste do mestre que traz no elenco astros como John Wayne (Onde Começa o Inferno), William Holden (Inferno Nº 17) e Constance Towers (O Beijo Amargo). Na trama, uma unidade da Union Cavalry é enviada para trás das linhas confederadas em força a fim de destruir um centro de abastecimento ferroviário. Junto com eles, é enviado um médico que não se dá bem com o comandante. O plano secreto para a missão é descoberto quando uma moça do sul, que é acaba sendo levada para garantir o seu silêncio.

Infelizmente, por trás das câmeras, “Marcha de Heróis” marca o trágico falecimento de Fred Kennedy, famoso dublê especializado em quedas de cavalo. O ator já havia colaborado com John Ford em outros filmes, e apesar dos anos de experiência exercendo a função, Kennedy envolvendo-se em um acidente fatal durante as gravações. Na cena em questão, na qual o dublê substituía o personagem de Holden, o homem caiu de mau jeito e fraturou o pescoço, falecendo pouco depois da tragédia. O triste acontecimento abalou Ford, que perdeu o interesse em finalizar o filme da forma inicialmente prevista depois da morte do colega de trabalho.

Ainda que não seja considerado um dos melhores westerns do diretor, “Marcha de Heróis” é um bom filme de aventura ambientado na Guerra Civil americana. Aproveite o lançamento desta pérola em cópia restaurada e garanta o seu exemplar em nossa loja virtual.

Clique aqui e leia outros conteúdos em nosso blog.