Blog: Cinema Faroeste: Gregory Peck – Da Terra Nascem os Homens

Estrelado por astros como Gregory Peck, Jean Simmons, Carroll Baker e Charlton Heston, Da Terra Nascem os Homens é um faroeste épico assinado pelo fenomenal William Wyler, diretor das obras-primas Ben-Hur (1959), Os Melhores Anos de Nossas Vidas (1946), Funny Girl (1968), A Princesa e o Plebeu (1953), e muitos outros clássicos. Na trama, James McKay, um rico e aposentado capitão da Marinha, chega a uma cidadezinha do Oeste para encontrar sua noiva, Patrícia, filha do fazendeiro mais poderoso da região. Pat é uma moça mimada, egoísta e controlada pelo pai. O homem está envolvido em uma guerra civil implacável, sobre direitos de água para o gado. A terra em disputa é propriedade de Julie, que acaba vendendo o seu rancho para McKay.

Segunda consta, os bastidores da produção não foram dos mais agradáveis. Wyler acabava dificultando a vida dos atores ao pedir que a mesma cena fosse refilmada dezenas de vezes, sem explicar aos astros o que ele queria que mudasse entre um take e outro. Isso fez com que Simmons e Baker ficassem insatisfeitas e cansadas com o estilo do diretor. Charles Bickford (o major que interpreta o pai de Pat) e Peck também discutiram com Wyler durante as gravações, ainda que este fosse amigo do cineasta. Fugindo de um tradicional bangue bangue como estamos acostumados, Da Terra Nascem os Homens é um drama brilhante com uma fotografia excepcional de Franz Planer, que colaborou com o diretor em Infâmia (1961) e A Princesa e o Plebeu.

Com mais de duas horas e meia de duração, essa obra-prima acerta em todos os pontos que deseja tocar, seja no romance, no drama ou no próprio western, o que faz com que a “extensa” metragem passe num piscar de olhos. Garanta o seu spin-off agora mesmo em nossa loja virtual e aprecie este grande clássico dos anos 50.

Clique aqui e leia outros conteúdos em nosso blog.

Texto por: Pedro Degobbi