Blog: A Arte de R. W. Fassbinder – Roleta Chinesa
Escrito e dirigido por Rainer Werner Fassbinder, um dos nomes mais influentes do Novo Cinema Alemão (e, sem dúvidas, o diretor mais prolífico entre os colegas), Roleta Chinesa é um fascinante drama psicológico protagonizado por nomes como Anna Karina (Viver a Vida), Margit Carstensen (Medo do Medo), Brigitte Mira (O Medo Consome a Alma), Ulli Lommel (O Mundo por um Fio), Volker Spengler (O Casamento de Maria Braun).
A trama vai abordar as relações de um rico casal. Cada um tem seu amante, com quem se encontram, alternadamente, nos finais de semana, numa propriedade que pertence à família. Um dia, após mentirem sobre seus planos, os quatro se veem no mesmo ambiente, e mais tarde descobrem que o encontro foi arquitetado pela filha do casal, Angela, uma adolescente que carece da atenção dos pais e que também aparece na residência, acompanhada da empregada. Com todos reunidos, a menina propõe um jogo “inocente”, chamado Roleta Chinesa, que logo se transforma num verdadeiro pesadelo à medida em que as perguntas ficam cada vez mais ásperas e defensivas.
Apesar de ser relativamente jovem na época de lançamento de Roleta Chinesa (31 anos), Fassbinder já havia dirigido mais de 20 longas-metragens até 1976, incluindo os extensos O Mundo por um Fio, de 3h20, e Oito Horas Não São um Dia, com surpreendentes 8 horas de duração. Tecendo uma crítica à burguesia e à falta de empatia de muitas famílias com seus filhos, Roleta Chinesa é um filme que transborda rancor. Para quem gosta de narrativas mais voltadas à psicologia e aos relacionamentos dos personagens, este trabalho de Fassbinder é sem dúvidas, uma excelente recomendação. Aproveite o lançamento desta obra-prima e garanta o seu exemplar em nossa loja virtual.
Clique aqui e leia outros conteúdos em nosso blog.