Blog: A Arte de Pier Paolo Pasolini – Teorema
Protagonizado por Pierre Clémenti (Um Passeio por Paris), Jean-Pierre Léaud (Os Incompreendidos) e Anne Wiazemsky (A Grande Testemunha), Pocilga é um dos mais estranhos e polêmicos filmes do lendário cineasta italiano Pier Paolo Pasolini. Abordando consumismo, política, canibalismo, entre outros temas sensíveis, a trama é contada a partir de duas histórias paralelas, uma em um século passado e outra na Alemanha pós-moderna.
Na primeira, um jovem canibal, fratricida, é condenado a ser despedaçado por alguns animais selvagens. Na segunda, Julian, o filho de um industrial, está a caminho de se deitar com os porcos de sua fazenda porque não gosta de se relacionar com outros seres humanos.
Ao longo da sessão, Pasolini faz um retrato metafórico da degradação humana pela sociedade do consumo, sempre com seu toque único de genialidade capaz de gerar reflexões e um certo incômodo graças à estranheza. Por mais que seja essencialmente um drama, o diretor não abre mão do humor ácido para fomentar a sua crítica.
Como era de se esperar vindo de um cineasta eternizado na Sétima Arte como uma figura polêmica, “Pocilga” não faz questão de agradar o público. É um filme difícil de acompanhar e entender, o que certamente afastará boa parte dos espectadores. Garanta já o seu exemplar.
Clique aqui e leia mais conteúdos em nosso blog.
Texto por: Pedro Degobbi