Blog: A Arte de Pier Paolo Pasolini – Teorema

Considerado um dos mais aclamados filmes de Pasolini, Teorema é um anárquico e emblemático longa-metragem da geração de 68. Escrito pelo próprio cineasta e reunindo grandes nomes do cinema europeu como Terence Stamp (O Colecionador), Laura Betti (A Doce Vida), Silvana Mangano (Arroz Amargo), Massimo Girotti (Obsessão) e Anne Wiazemsky (A Grande Testemunha), Teorema é um filme com poucos diálogos, mas que diz muito entrelinhas.

Ambientado em Milão, a vida de uma família burguesa é drasticamente alterada quando um misterioso visitante aparece e seduz a todos da casa: a empregada, o filho, a mãe, a filha e o pai. Da mesma forma que o estranho surge inesperadamente, ele parte e segue seu caminho, só que não antes de mudar a perspectiva e a vida de cada um deles. Na verdade, o impacto da presença deste ser quase divino é tão forte que, após sua ida, os integrantes da família (e a empregada) trilham caminhos que não seriam possíveis se não fosse pela figura do visitante.

Complexo e reflexivo, Teorema foi criticado pelo Vaticano na época de seu lançamento por causa do conteúdo sexual da narrativa. Por outro lado, o filme recebeu elogios por parte de críticos, com destaque especial à filosofia de Pasolini. Como é fruto de um cineasta altamente intelectual, Teorema abre margem para as mais variadas interpretações – como consequência, e de costume na filmografia do poeta italiano, pode acabar incomodando o espectador essa abordagem mais subjetiva. Aproveite o lançamento desta controversa obra-prima e garanta o seu exemplar em nossa loja virtual.

Clique aqui e leia outros conteúdos em nosso blog.