Blog: A Arte de Elia Kazan – Clamor do Sexo
Ambientado no final da década de 1920, no Kansas, Clamor do Sexo é um belíssimo drama romântico protagonizado por Natalie Wood (Juventude Transviada) e Warren Beatty (Bonnie e Clyde) – seu papel de estreia nos cinemas. Na trama, uma doce garota e um jovem rapaz estão apaixonados. No entanto, os dois não podem consumar o amor.
Bud, capitão do time do colégio, sofre com a pressão do pai, que quer um futuro melhor para o filho, e com má fama da irmã, Ginny, que volta à cidade com boatos de que havia realizado um aborto. Do outro lado, a sensível Deanie não sabe mais como lidar com sua sexualidade reprimida, e precisa manter a sua reputação. Após o término com Bud e uma tentativa de abuso por parte de outro rapaz, a garota perde o controle e tenta tirar a própria vida.
Baseado em histórias de pessoas que o roteirista William Inge conheceu nos anos 20, Clamor do Sexo é uma obra-prima atemporal que sequer parece ter sido rodada na década de 60. Recebido com críticas mistas na época de lançamento, o filme aborda com maestria a complexidade de uma juventude controlada pelos pais e a hipocrisia da sociedade moralista do período. Com atuações memoráveis não apenas de Wood e Beatty mas também do elenco de apoio, Clamor do Sexo é um melodrama que diz muito sobre como a repressão (sexual) reflete na vida das pessoas – e quais consequência o autoritarismo paterno pode trazer. Aproveite o lançamento deste clássico e garanta em nossa loja virtual a sua edição A Arte de Elia Kazan.
Clique aqui e leia outros conteúdos em nosso blog.
Texto por: Pedro Degobbi